Variedade de temas é destaque no jornal do Cepi Pré-Universitário

Variedade de temas é destaque no jornal do Cepi Pré-Universitário

A diversidade de temas chama a atenção na edição número 2 do jornal do Cepi Pré-Universitário (JPU). O projeto foi elaborado pelas estudantes Sara Cristina Pagotto, Iris Barreto com a colaboração dos alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental.

A publicação tem 18 páginas e foi produzida em formato meio ofício. Na capa, os destaques são os projetos resultantes das Eletivas do segundo semestre, a história e curiosidades dos povos Xavantes, além de saúde, esporte, gastronomia e entretenimento.

A estudante Rebeca Guerra, do 9º ano do Ensino Fundamental, foi a responsável por fazer um histórico da instituição de ensino. O material foi produzido a partir de pesquisas e uma entrevista com o gestor do Cepi, Pedro Soares.

Rebeca conta que o Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Pré-Universitário foi fundado em 1971 como Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, uma homenagem ao general que ocupou o 27º mandato de presidente do Brasil e o segundo presidente na ditadura militar.

A matéria também explica que os grafites que ilustram o muro externo do Pré-Universitário foram produzidos por um grupo de artistas de Goiás e do Distrito Federal e Minas Gerais. A iniciativa, segundo o diretor Pedro Soares, teve como objetivo popularizar o grafite e beneficiar a comunidade.

A opinião dos alunos sobre as Eletivas ofertadas durante o ano letivo de 2019 foi a pauta desenvolvida pelos estudantes Ana Júlia Machado Barbosa, Leandro da Silva Matos, Maria Laura Dornelas Moreira e Tiffany Almeida Silva.

Já a matéria sobre a cultura e o modo de vida dos povos Xavantes, que vivem no interior do Mato Grosso, foi inspirada em uma aula de História do Brasil, ministrada pelo professor Grimaldino dos Santos. De acordo com o professor, os Xavantes representam hoje a população indígena mais numerosa no país.

As informações sobre saúde, esporte e gastronomia tiveram como foco chamar a atenção do público leitor para a importância das práticas esportivas e de uma alimentação saudável para garantir melhor qualidade de vida.  

Na parte de Entretenimento, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental destacaram os desenhos e fotografias produzidos na escola dentro da campanha Setembro Amarelo e das comemorações do Halloween. Alguns estudantes preferiram trabalhar temas livres.

Outros assuntos foram música, cinema e literatura, com dicas de lançamentos literários e resenhas dos filmes mais vistos ou em cartaz. Na parte de Literatura, o jornal abriu espaço para divulgar a poesia ‘Brasileiro, um Eterno Guerreiro’, produzida pelo aluno Léo Sousa Moraes, aluno do 1º ano do Ensino Médio no ano passado.

O Cepi Pré-Universitário atendeu em 2019 cerca de 450 alunos distribuídos em turmas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Cerca de 200 estudantes eram novatos na escola, já que foram transferidos do antigo Instituto de Educação de Goiás (IEG), que passou a ser a nova sede da Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc).

Maria Jose

Maria Jose

Deixe uma resposta