Professores e alunos surpreendem diretor e organizam aulas não presenciais em colégio de Iporá

A rede estadual de ensino em Goiás iniciou no dia 23 de março as aulas não presenciais e as unidades escolares da regional de Iporá têm se empenhado para elaborar e executar estas aulas. Um exemplo disso é o que vem acontecendo no Colégio Estadual Elias de Araújo Rocha, na cidade de Iporá. O colégio conta com 788 alunos matriculados e, destes, 723 participam ativamente das aulas não presenciais. Os alunos que não possuem internet estão recebendo material impresso.

O diretor do colégio, Fernando Borges, afirmou que quando a secretária de Educação fez a proposta de aulas não presenciais, ele achou que sua unidade não estava preparada, mas em conjunto com a coordenação pedagógica e com os professores foi assumido o desafio. O diretor relata estar maravilhado com o trabalho de sua equipe e com o empenho dos pais.

No Ensino Fundamental I, na turma do 2º ano B, a professora Poliane Alves de Araújo elabora vídeos dinâmicos. Ela se caracteriza de alguns personagens, para apresentar os conteúdos, e suas aulas são criativas e divertidas, como ressaltou a mãe de um aluno.

“Estou gostando muito das aulas online da professora Poliane. São criativas, bem elaboradas e de fácil entendimento para as crianças. Outro detalhe que sempre observo é que ela parabeniza cada postagem dos seus alunos, incentivando eles e cativando também a família. Sou admiradora do seu trabalho, que realiza com amor e com foco no DC-GO”, contou Herica Talita de Oliveira, mãe do aluno João Vítor.

A Professora Poliane explica como elaborou uma aula de acordo com o DC-GO (EF02MA05-A): “Essa aula foi planejada para que as crianças compreendam e consigam agrupar, compor e decompor números de três algarismos em centenas, dezenas e unidades. O objetivo é interagir de forma lúdica e dinâmica para despertar a atenção das crianças, para aprender e se divertir ao mesmo tempo, sem ficar cansativa a aula”.

A professora ressalta, ainda, que sua turma conta com 25 alunos e todos estão participando das aulas não presenciais. Além disso, os pais colaboram muito enviando fotos e vídeos diariamente. Nesta turma, há também alunos residentes na zona rural. No entanto, isso não tem sido um empecilho para que eles façam as atividades e participem das aulas.