Professor de Mineiros forma rede de conhecimentos em física

Professor de Mineiros forma rede de conhecimentos em física

O professor Valdiglei Borges, de Mineiros, no Sudoeste de Goiás, faz das redes sociais um universo de conhecimentos para suas aulas da disciplina de Física, Ciências e Matemática, que ele desenvolve no Colégio Estadual Professora Alice Pereira Alves. O Grupo de Ensino de Física aberto por Valdiglei no Facebook já tem cerca de 1,3 mil inscritos, entre professores e alunos, em especial. “São pessoas de Goiás, do Brasil e do mundo, que podem contribuir com tema, onde divulgamos assuntos relacionados à astronomia, astrofísica, biofísica, ciências, matemática, física teórica, pura ou experimental”, destaca.

Uma amostra disso é o acesso de participantes do grupo a lives que envolvem especialistas internacionais da área de física, como se pode ver na publicação integrada com a página Oficial do Clube de Astronomia Louis Cruls (facebook.com/louiscruls), por meio do ‘Programa Astropapo’, com a participação do Dr. Mike Hibbs, Universidade Estadual de Tarleton, Texas, EUA.

“Criamos o grupo no ano de 2018 com o objetivo de ajudar na mudança de visão acerca do ensino de física, que pode ter mais interação e troca de experiências”, conta Valdiglei.

Desde então, a grande diversidade de conteúdo é uma marca do Grupo de Ensino de Física, sendo que, somente no mês de outubro de 2020, foram recebidas 160 publicações.

E o crescimento no número de inscritos também é relevante, com o registro de aproximadamente 50 novas pessoas ou entidades a cada semana, em média. No último sábado, por exemplo, Ykha Lopes, um estudante da Universidade Nacional de Timor-Lorosa’e (UNTL), no Timor Leste (país asiático), se inscreveu no grupo.

Para o professor Valdiglei, que tem formação em física pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em Jataí, no Estado de Goiás, “isso representa a soma de sabedorias para o ensino de física”.

Valdiglei também é aluno do mestrado nacional/profissional do ensino de física na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), no município de Barra do Garças.

Jose Antonio Cardoso

Jose Antonio Cardoso

Deixe uma resposta