Para evitar evasão escolar, colégio estadual cria personagem que visita estudantes em casa

Para evitar evasão escolar, colégio estadual cria personagem que visita estudantes em casa

Professora Maria Bolonha visita alunos com participação abaixo de 70% nas aulas não presenciais

O Colégio Estadual Santa Luzia, de Aparecida de Goiânia, começou um novo projeto contra a evasão escolar. Toda semana, o diretor se fantasia e visita os estudantes com participação abaixo de 70% nas aulas não presenciais. Vestido de Professora Maria Bolonha, o gestor afirma que se os estudantes não podem ir para a escola e não estão realizando as atividades em casa, a escola então deve ir até eles.

O gestor Lucimar Menezes explica que a unidade aplica um questionário com os estudantes e pais, todo semestre, para conhecer a realidade familiar e socioeconômica da comunidade escolar. No último semestre, com o advento da pandemia, esse questionário abrangeu também informações de acesso às aulas não presenciais, como disponibilidade ou não de computador, tablet, celular e Internet em casa.

Por meio de um acompanhamento diário do rendimento dos estudantes, a escola também mantém o controle de quais alunos estão participando efetivamente das aulas e entregando as atividades. Assim, para evitar a evasão escolar, a escola pode visitar os alunos de baixo rendimento, tomando todos os cuidados de segurança sanitária.

“Aqueles que não estão conseguindo terminar as suas atividades, ou assistir as nossas aulas online, e também o canal NetEscola, as nossas aulas pela TV… Eu tenho a solução: o meu aplicativo do Ensino Delivery. Ele me mostra aqueles alunos que estão com menos de 70% de atividades realizadas e também menos de 70% de participação nas aulas”, encena a professora Maria Bolonha.

“Não vou perder nenhum de vocês! Se você não está conseguindo falar com o professor, a professora, coordenador ou diretor, você terá a professora Maria Bolonha que vai te ajudar neste semestre. Me aguarde que vou te visitar. Faça sua tarefa, estude, que estamos juntos!”, afirma a personagem para os estudantes.

Assista o vídeo

Canal no Youtube

A professora Maria Bolonha também ganhou um canal no Youtube e promete vídeos novos toda segunda-feira. O nome do canal administrado pelo Colégio Estadual Santa Luzia é Professora Bolonha.

Marcley Rodrigues de Matos

Marcley Rodrigues de Matos

Deixe uma resposta