Para evitar evasão escolar, colégio estadual cria personagem que visita estudantes em casa

Professora Maria Bolonha visita alunos com participação abaixo de 70% nas aulas não presenciais

O Colégio Estadual Santa Luzia, de Aparecida de Goiânia, começou um novo projeto contra a evasão escolar. Toda semana, o diretor se fantasia e visita os estudantes com participação abaixo de 70% nas aulas não presenciais. Vestido de Professora Maria Bolonha, o gestor afirma que se os estudantes não podem ir para a escola e não estão realizando as atividades em casa, a escola então deve ir até eles.

O gestor Lucimar Menezes explica que a unidade aplica um questionário com os estudantes e pais, todo semestre, para conhecer a realidade familiar e socioeconômica da comunidade escolar. No último semestre, com o advento da pandemia, esse questionário abrangeu também informações de acesso às aulas não presenciais, como disponibilidade ou não de computador, tablet, celular e Internet em casa.

Por meio de um acompanhamento diário do rendimento dos estudantes, a escola também mantém o controle de quais alunos estão participando efetivamente das aulas e entregando as atividades. Assim, para evitar a evasão escolar, a escola pode visitar os alunos de baixo rendimento, tomando todos os cuidados de segurança sanitária.

“Aqueles que não estão conseguindo terminar as suas atividades, ou assistir as nossas aulas online, e também o canal NetEscola, as nossas aulas pela TV… Eu tenho a solução: o meu aplicativo do Ensino Delivery. Ele me mostra aqueles alunos que estão com menos de 70% de atividades realizadas e também menos de 70% de participação nas aulas”, encena a professora Maria Bolonha.

“Não vou perder nenhum de vocês! Se você não está conseguindo falar com o professor, a professora, coordenador ou diretor, você terá a professora Maria Bolonha que vai te ajudar neste semestre. Me aguarde que vou te visitar. Faça sua tarefa, estude, que estamos juntos!”, afirma a personagem para os estudantes.

Assista o vídeo

Canal no Youtube

A professora Maria Bolonha também ganhou um canal no Youtube e promete vídeos novos toda segunda-feira. O nome do canal administrado pelo Colégio Estadual Santa Luzia é Professora Bolonha.