‘Lição de casa’ tem parceria do MP de Goiás e CRE de Santa Helena

As dificuldades enfrentadas por pais de alunos e alunos durante o período de pandemia do Coronavírus despertou uma ação interessante que envolve o Ministério Público de Goiás (MP/GO) e a Coordenação Regional de Educação de Santa Helena de Goiás (Cre de Santa Helena): a Campanha ‘Lição de Casa’.

Desenvolvida pelo Núcleo de Marketing da Assessoria de Comunicação Social do MP goiano, a campanha reforça a importância de manter a rotina escolar dos filhos, com o auxílio dos pais em atividades escolares e participação no processo de aprendizagem – em razão da suspensão das aulas presenciais nas escolas.

A ‘Lição de casa’ vai abordar os temas: direito à educação; responsabilidade dos pais na educação dos filhos; parceria entre escola e família, além de dicas de oferecer para estudar em casa.
Para ter maior alcance dos pais, o conteúdo da campanha será veiculado nas emissoras de rádio de Santa Helena e região, e também em redes sociais.

Titular da 3ª Promotoria de Justiça de Santa Helena, a promotora de Justiça Anna Edesa Ballatore Holland Lins Boabaid, afirmou que a ideia surgiu no mês de julho passado, ao participar de uma videoconferência com a professora Magna Lacerda, Coordenadora Regional de Educação de Santa Helena, e gestores escolares de unidades da rede pública estadual de ensino, além de conselheiros tutelares no município e das cidades Acreúna, Maurilândia, Turvelândia e Porteirão (integradas à CRE de Santa Helena).

Durante a reunião virtual, ficou evidente a preocupação em tratar das dificuldades em obter a participação nas atividades escolares dos filhos durante a pandemia da Covid-19, o que, segundo relatos dos gestores, vem resultando no aumento nos casos de infrequência escolar.

Os gestores expuseram as medidas que estão adotando, tais como como a realização de ligações telefônicas aos pais, o envio de mensagens em grupos de WhatsApp de pais e alunos, e a impressão de blocos de atividades, com entrega nas residências.

“No entanto, eles ressaltaram a grande dificuldade na conscientização de alguns pais no acompanhamento e cobranças aos filhos para o cumprimento das atividades e participação nas videoaulas”, destacou a promotora Anna.

Segundo a coordenadora Magna, a CRE de Santa Helena solicitou ao Núcleo de Marketing da Assessoria de Comunicação Social do MP de Goiás a produção de material da Campanha ‘Lição de Casa’ para divulgação em redes socais e grupos de WhatsApp.

Magna lembrou que a CRE de Santa Helena continua desenvolvendo as aulas remotas por meio de aplicativos e plataformas nas redes sociais, “além de divulgar todo o material enviado pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc Goiás), como as listas de exercícios, atividades impressas, vídeo aulas para os ensinos Fundamental e Médio (através da TV Brasil Central/TBC) e apostilas impressas para os alunos do Goiás TEC”.