Horta escolar ajuda estudantes a desenvolver liderança

Os estudantes da 2ª série do Colégio Estadual Hermínio Rodrigues Leão, de Santo Antônio da Barra, deram início a uma horta na escola para incrementar a merenda escolar com alimentos fresquinhos. A plantação é uma iniciativa da disciplina de Protagonismo Juvenil, implantada no Ensino Médio há alguns anos para incentivar os jovens a tomar atitudes inovadoras e criativas.

 

 

O terreno utilizado foi um espaço ao redor da quadra poliesportiva da unidade escolar. Todo o processo de preparo, plantação, irrigação e manejo foi realizado pelos alunos e supervisionado pelo professor Givanildo de Oliveira Santos e pelo vigia da escola Mamédio Queiroz da Costa. Foram semeados Alface, Couve, Jiló, Quiabo, Abobrinha verde, Repolho, Almeirão, Feijão de corda, Mandioca, Acerola e Caju.

 

Aproveitando o período das chuvas e desejando o resultado em curto prazo para aproveitamento na merenda escolar, priorizou-se a plantação de feijão de corda e mandioca. Foram plantados aproximadamente 400 m² de feijão de corda e 500 covas de mandioca.

 

Durante o trabalho, os estudantes desenvolveram liderança e conseguiram mobilizar outros alunos. Reconheceram problemas enfrentados durante a execução, desenvolveram o senso crítico e identificaram ferramentas para solucionar os imprevistos.

Estudantes aprendem sobre trabalho em grupo, liderança, protagonismo e proatividade na plantação escolar

Deixe uma resposta