Tendas de leitura movimentam escola em Heitoraí

Estimular a leitura, despertando a conscientização socioambiental por meio da literatura infantil. Este foi o principal objetivo da VII Semana Literária ‘Literatura Infantil e Meio Ambiente’, realizada entre os dias 18 e 22 de novembro por professores da rede estadual de ensino da Escola Municipalizada Doutor Voleide da Mota Ribeiro, em Heitoraí.

As ações, voltadas para alunos de 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, buscaram, de forma lúdica e interdisciplinar, envolver as crianças por meio de obras literárias que dialogam com o meio ambiente.  Foram trabalhados diversos gêneros literários e artísticos, como poesia, canções, contos de fada, trava-línguas, adivinhações, poema em cordel, histórias em quadrinhos e fábulas.

Em uma competição de contadores de histórias, cada turma teve a oportunidade de apresentar e concorrer a prêmios. Os campeões foram escolhidos por júris convidados, que buscaram avaliar a memorização, dicção, desenvoltura e escolha da história, de acordo com cada série do aluno. Entre os membros da comunidade estava o professor Ismael Gonçalves, convidado para abrir a semana literária em razão de seu envolvimento e experiência com as questões socioambientais.

As atividades foram realizadas em um ambiente bastante acolhedor. Salas foram decoradas com os trabalhos produzidos pelos alunos durante o ano letivo e, para a roda de leitura, foi montada uma tenda colorida, com colchonetes, almofadas e o mais importante: livros literários à escolha dos alunos. Tudo isso proporcionou divertidos momentos de aprendizagem!

Na interação com a temática socioambiental, foram realizadas doações e coletas de sementes que vão ser plantadas posteriormente pelos alunos e familiares.

Deixe uma resposta