Estudantes de Águas Lindas são premiados em torneio de Robótica do SESI

Estudantes de Águas Lindas são premiados em torneio de Robótica do SESI

Projetos apresentados pelos alunos no FIRST LEGO League desenvolveram soluções para problemas urbanos a partir da tecnologia LEGO Mindstorm

O Colégio Estadual Rocha Leal, da rede pública estadual de ensino de Águas Lindas de Goiás, conquistou dois prêmios no torneio regional de robótica FIRST LEGO League (FLL). A competição foi realizada no SESI Canaã, em Goiânia, no dia 19 de dezembro. A temporada deste ano, intitulada City Shaper, teve como tema a construção de cidades inteligentes.

O colégio levou ao torneio três equipes, com um total de 21 alunos. Duas equipes – Ninja Tech e Builders – receberam os troféus das categorias “Contra Todas Adversidades” e “Escola Pública Destaque”, respectivamente. Os estudantes apresentaram robôs desenvolvidos por eles que executavam missões para solucionar problemas urbanos. Os temas escolhidos pelas equipes foram o mau uso dos Pontos de Encontro Comunitários (PECs) e a falta de água tratada no município.

Os projetos das equipes foram desenvolvidos a partir de pesquisas, entrevistas com especialistas e consultas públicas, por meio de formulários online. Todo o processo foi acompanhado pelos professores Weslley e Thamires, que começaram o trabalho com os alunos em abril de 2019. Os professores discutiram com os alunos conceitos teóricos do torneio e os ensinaram a operar o sistema LEGO Mindstorms.

Durante o torneio, os projetos foram apresentados em salas separadas a juízes de cada categoria. No ginásio central também houve “batalhas” de robôs, em que os robôs realizavam as missões propostas em intervalos de 2 horas e 30 minutos. Os alunos também apresentaram seus projetos a visitantes.

Sobre o torneio

O FIRST LEGO League é um torneio de Robótica do SESI que desafia crianças e jovens, de 9 a 16 anos, a construírem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm. Os robôs devem ser programados para cumprir uma série de missões, de acordo com o tema da temporada.

Os times participantes devem ter de dois a dez integrantes, que podem estar associados a uma escola, clube ou organização. Há também a possibilidade de o time ser formado, simplesmente, por um grupo de amigos.

Marcley Rodrigues de Matos

Marcley Rodrigues de Matos

Deixe uma resposta