Estudantes de Águas Lindas são premiados em torneio de Robótica do SESI

Projetos apresentados pelos alunos no FIRST LEGO League desenvolveram soluções para problemas urbanos a partir da tecnologia LEGO Mindstorm

O Colégio Estadual Rocha Leal, da rede pública estadual de ensino de Águas Lindas de Goiás, conquistou dois prêmios no torneio regional de robótica FIRST LEGO League (FLL). A competição foi realizada no SESI Canaã, em Goiânia, no dia 19 de dezembro. A temporada deste ano, intitulada City Shaper, teve como tema a construção de cidades inteligentes.

O colégio levou ao torneio três equipes, com um total de 21 alunos. Duas equipes – Ninja Tech e Builders – receberam os troféus das categorias “Contra Todas Adversidades” e “Escola Pública Destaque”, respectivamente. Os estudantes apresentaram robôs desenvolvidos por eles que executavam missões para solucionar problemas urbanos. Os temas escolhidos pelas equipes foram o mau uso dos Pontos de Encontro Comunitários (PECs) e a falta de água tratada no município.

Os projetos das equipes foram desenvolvidos a partir de pesquisas, entrevistas com especialistas e consultas públicas, por meio de formulários online. Todo o processo foi acompanhado pelos professores Weslley e Thamires, que começaram o trabalho com os alunos em abril de 2019. Os professores discutiram com os alunos conceitos teóricos do torneio e os ensinaram a operar o sistema LEGO Mindstorms.

Durante o torneio, os projetos foram apresentados em salas separadas a juízes de cada categoria. No ginásio central também houve “batalhas” de robôs, em que os robôs realizavam as missões propostas em intervalos de 2 horas e 30 minutos. Os alunos também apresentaram seus projetos a visitantes.

Sobre o torneio

O FIRST LEGO League é um torneio de Robótica do SESI que desafia crianças e jovens, de 9 a 16 anos, a construírem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm. Os robôs devem ser programados para cumprir uma série de missões, de acordo com o tema da temporada.

Os times participantes devem ter de dois a dez integrantes, que podem estar associados a uma escola, clube ou organização. Há também a possibilidade de o time ser formado, simplesmente, por um grupo de amigos.

Deixe uma resposta