Escola de Itapuranga ensina História por meio da culinária nacional

Escola de Itapuranga ensina História por meio da culinária nacional

O Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMGO) Deputado José Alves de Assis, em Itapuranga, transformou o último dia 5 de dezembro em uma data de cores, cheiros e sabores da culinária brasileira, fazendo um passeio gastronômico pela cozinha típica do país desde a chegada dos portugueses aos dias atuais. 

 

Com a ‘1ª Mostra do Conhecimento CEPMGO-DJAA: A história tem sabor’, sob orientação da professora Elisângela Bento Reis e coorientação do professor Marco Antônio Câmara, os alunos, professores e demais funcionários da escola prepararam deliciosos e tradicionais pratos, que, além de encherem os olhos, estabeleceram um diálogo interdisciplinar com a História, promovendo também a valorização da cultura goiana.

 

Almôndega, frango com pequi, feijão tropeiro, empada, pamonha, churrasquinhos, farofa, pão de queijo, o tradicional requeijão e doces que faziam referência à vida e obra da poetisa e doceira goiana Cora Coralina. Tudo isso integrou o banquete preparado pelo colégio, que teve ainda frutas nativas, como o ingá, além de seriguela, muita manga e milho –  este,  um dos ingredientes mais utilizados nas receitas nacionais. Dois itens que fizeram mais sucesso foram criações gastronômicas especiais dos estudantes: o sorvete de mandioca e o brigadeiro de acerola. 

 

Durante a mostra, também foi lançado o Caderno de Receitas  ‘A História tem Sabor’, que descreve as origens da culinária nacional desde as Grandes Navegações e chegada dos portugueses ao Brasil, passando pelo I Reinado, Período Regencial, II Reinado e pela História de Goiás até os dias de hoje.

 

Maria Jose

Maria Jose

Deixe uma resposta