Doutores e mestres participam de palestras do projeto Ciência na Escola

Objetivo é aproximar estudantes do conhecimento científico especializado e mostrar aplicação da ciência na prática

Foi para aproximar os estudantes da Educação Básica do conhecimento científico especializado e mostrar a importância da Ciência para o Brasil que os professores Pedro Borges e Thallita Zanetti, do Colégio Estadual Laurentino Martins, desenvolveram o projeto Ciência na Escola. Entre os dias 15 e 29 de junho, os estudantes do Ensino Médio acompanharão cinco aulas, de diferentes temas, ministrada por mestres e doutores em diferentes áreas.

Segundo o professor Pedro Borges, a ideia surgiu durante uma conversa sobre a melhor forma de abordar os conteúdos em sala de aula. “A professora Thallita comentou que, no currículo de Biologia do Ensino Médio, existia o conteúdo ‘Temas Atuais de Genética’ e que ela queria abordar de forma diferente e aproveitando os contatos que tinha feito em sua pós-graduação”, relata o professor.

A partir daí, os professores buscaram por temáticas que pudessem relacionar os conteúdos da sala de aula com curiosidades relacionadas ao dia a dia dos pesquisadores palestrantes. Um exemplo é o tema “Análise de DNA e a sua Aplicabilidade para a Genética Forense” que aborda o conteúdo do componente curricular de Biologia e apresenta detalhes sobre o uso da genética na perícia criminal e a rotina da palestrante, que é perita criminal.

Para o professor, apesar de a temática parecer complexa, o projeto irá auxiliar no futuro dos estudantes. “É um ‘novo mundo’ para eles, mas do qual eles logo irão participar quando terminarem o Ensino Médio. Neste momento, eles terão uma base melhor do que a que tivemos”, afirma Pedro Borges.

As aulas do projeto serão destinadas aos estudantes do Colégio Estadual Laurentino Martins, da cidade de Goianésia, e serão transmitidas através da plataforma Google Meet. Depois de apresentado, o conteúdo das falas será repassado à coordenadora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para que sejam adaptadas aos alunos da inclusão.

Confira o cronograma das aulas:

– 15/06 – 19h – RT-qPCR – O padrão-ouro para diagnóstico da Covid-19 – Palestrante: Luan Vitor de Lima, Biólogo e Mestrando em Genética e Biologia Molecular

– 23/06 – 9h – Tecnologia do DNA recombinante e sua aplicação para a produção de medicamentos – Palestrante: Agnes Magri, Bióloga e Pós Doutoranda em Nanotecnologia

– 23/06 – 15h – Poluição da água: algas e cianobactérias como bioindicadoras da qualidade ambiental – Palestrante: Karine Borges, Bióloga e Pós Doutoranda em Ecologia

– 25/06 – 19h – Potencial farmacêutico das plantas – Palestrante: Debborah Bezerra, Farmacêutica e Doutoranda em Recursos Naturais do Cerrado

– 29/06 – 09h – Análise de DNA e a sua Aplicabilidade para a Genética Forense – Palestrante: Lilian Marques, Bióloga, Perita Criminal e Doutora em Genética

Maria Jose