Dia do Biólogo é comemorado em escolas de Luziânia

Dia do Biólogo é comemorado em escolas de Luziânia

O biólogo atua na área de Biologia, ciência responsável pelo estudo de todas as formas de vida existentes em nosso planeta. Essa ciência se caracteriza pelo estudo do funcionamento dos organismos, como eles se originaram, sua evolução e ecologia.

Para comemorar esse dia tão importante vejamos o belíssimo trabalho realizado pela professora Elizângela Gregorio, na disciplina de Biologia, do Colégio Estadual Ilídio de Sousa Lemos, no povoado de Maniratuba, Luziânia–GO.

Antes do decreto de 13 de março do Estado de Goiás devido à pandemia do Covid, a professora de biologia trabalhou com os alunos da terceira série do Ensino Médio a teoria sobre os primeiros cruzamentos de Gregor Mandel realizando experimentos na horta da escola. Foram plantadas duas variedades de ervilhas, Gallart (semente amarela) e Mikado (semente verde) em diferentes canteiros para conferir se as sementes eram gerações puras.

Na etapa seguinte, foi preciso cruzar a segunda e terceira gerações e observar na prática os resultados encontrados por Gregor Mendel.

Os alunos amaram ter essa experiência, porque entenderam as teorias na prática. Esperamos poder oferecer mais aulas interessantes assim na Rede Estadual de Ensino, Parabéns, Professora Elisângela, pela iniciativa!

O contato dos estudantes com a terra, as plantas e hortaliças possibilita estreitar a sua relação com a natureza e contribui para a conscientização sobre os impactos das suas ações no meio ecológico.

Surgiu o projeto da horta na escola com os alunos do Ensino Médio no Colégio Estadual Ilídio de Souza Lemos.

Mediante à pandemia, os alunos estão dando continuidade ao projeto em suas residências: “Mesmo com as aulas remotas, é possível não apenas continuar o projeto da horta dentro de casa, mas também gerar muitos aprendizados através do contato com o meio ambiente e atividades conjuntas com os pais,” diz a diretora Marielza Braz.

Marcley Rodrigues de Matos

Marcley Rodrigues de Matos

Deixe uma resposta