Com aulas a distância, professores continuam com as disciplinas práticas

Com aulas a distância, professores continuam com as disciplinas práticas

Pais e responsáveis também participam da nova rotina escolar

Como medida de prevenção ao Covid-19, alunos e educadores permanecem afastados das salas de aulas, entretanto as atividades escolares perduram durante a quarentena. Para manter a rotina dos estudantes, professores das disciplinas práticas recorrem as ferramentas digitais.

Foi o que fez maestro Alrisson Bessa, do Colégio Estadual Severiano de Araújo. Ele explica que, para manter o cronograma das aulas da banda marcial da unidade escolar, realiza videoconferência com os alunos de segunda a sexta, das 16h00 às 18h40.

“A adesão foi bastante significativa, atingindo cerca de 70% da banda, devido a facilidade dos aplicativos de serem utilizados pelo celular”, afirma Bessa. O maestro assegura que para os alunos que não têm acesso a um smartphone, o conteúdo está sendo gravado e encaminhado para os pais ou responsáveis.

Os educadores, do Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Finsocial, encaminham atividades em PDF, videoaulas e as solucionam dúvidas através dos grupos de whatsapp, explica o professor da eletiva de teatro, Wedson Marcos Silva. Ele afirma que os estudantes estão participando ativamente dos exercícios que estão sendo propostos. “Os alunos gostam de ver e tocar no trabalho pronto e ver utilidade naquilo que ele fez”, acrescenta Wedson.

Para acompanhar os alunos à distância, a professora de educação física do CEPI Finsocial, Adriana Vieira, solicita que, os estudantes façam vídeos e fotos registrando como estão desenvolvendo as aulas. “Eu assisto os vídeos, dou orientações caso seja necessário e depois compartilhamos com os outros alunos para incentivar a participação de todos”, relata Vieira.

Os educadores da unidade escolar encaminharam um cronograma a ser seguido pela turma, pontua a aluna do 9° ano, Luiza Sena Andrade. Sobre as atividades práticas, a estudante afirma que está participando das aulas para ficar em forma durante a suspensão das aulas. “A minha mãe sempre me acompanha quando tem algum exercício físico”, destaca Luiza.

No Colégio Estadual Severiano de Araújo, os pais também se comprometeram em contribuir com a rotina escolar dos filhos, fiscalizando os horários e monitorando a execução das atividades que são propostas pelos professores, explica o maestro Alrisson Bessa. “Eles têm aderido as aulas e auxiliando nas disciplinas”, acrescenta.

Alessandra Victória de Jesus Rocha

Alessandra Victória de Jesus Rocha

Deixe uma resposta