CEPMG de Itapuranga desenvolve projeto para orientar alunos quanto a escolha profissional

A escolha da carreira profissional é um dos momentos mais importantes na vida dos jovens. Mas para a grande maioria, essa etapa é marcada por muita ansiedade e insegurança, pois as opções são muitas e o futuro incerto.

Por conta disso, a Superintendência de Ensino Médio da Seduc Goiás criou o projeto ‘Semana Estadual de Orientação Vocacional – Conhecendo as Profissões’, colocado em prática no CEPMG Deputado José Alves de Assis, em Itapuranga.

Na unidade escolar, uma das ações que integram o projeto foi a produção de cinco vídeos com foco na orientação vocacional. A série foi intitulada Janela Aberta – Escolha da Profissão.

O material foi produzido pela professora da disciplina Projeto de Vida da primeira série, Juliana Moreira, e pelo professor de Sociologia da terceira série, Carlos César Caixeta, com a colaboração do psicólogo Celso Cruz. O profissional é servidor público municipal e foi cedido ao projeto por meio de uma parceria com a prefeitura da cidade.

Plataforma virtual
Além de serem compartilhados com os alunos pelas redes sociais e aplicativos de mensagens dos celulares, os vídeos também foram disponibilizados no perfil do Instagram do CEPMG (@cepmgitapurangaoficial).
Os professores explicam que o projeto foi executado de forma não presencial, com a ajuda da tecnologia. Eles utilizaram a plataforma Gr8 dos CEPMG’s, canal eletrônico que conecta diretores, professores e alunos.

O projeto de orientação vocacional foi realizado de 8 a 20 de maio, período em que os vídeos foram disponibilizados aos estudantes. Na opinião dos professores, a iniciativa contribui para dar mais clareza aos estudantes sobre qual profissão escolher, levando em conta seus objetivos, talentos, sonhos e interesses.