Aulas de cidadania na prática fazem parte do cotidiano de Cepi, em Niquelândia

Alunos, pais de alunos e toda a equipe de servidores do Cepi Joaquim Maria de Godoi, em Niquelândia, se reuniram para construir uma pia de uso coletivo na unidade educacional. Com a obra, os próprios alunos poderão higienizar os pratos e talheres utilizados nas refeições.

A ação foi sugerida pelos próprios estudantes que, até então, terminavam de almoçar e depositavam os pratos em bacias que ficavam no pátio da instituição. Com a obra finalizada, os estudantes agora se unem para lavar, secar e organizar – eles próprios – os utensílios no armário.

Como se trata de uma instituição de ensino em tempo integral, o envolvimento dos alunos em tarefas simples como essa se mostra importante do ponto de vista pedagógico, uma vez que eles aprendem na prática lições de cidadania no cotidiano escolar.

Isso contribui para que eles se tornem cidadãos mais participativos e conscientes. A iniciativa também desperta nos estudantes a importância da interação em grupo e a responsabilidade. “Temos 330 alunos e, assim que eles terminam de almoçar, sem nenhum conflito, se reúnem para lavar, secar e colocar os pratos e talheres no armário, sempre com um sorriso no rosto”, conta o gestor Marco Muniz.

Deixe uma resposta