Alunos do Gilberto Arruda Falcão visitam usina hidroelétrica

Alunos do Gilberto Arruda Falcão visitam usina hidroelétrica

Os alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Gilberto Arruda Falcão, em Catalão, visitaram a Usina Hidrelétrica Serra do Facão no dia 26 de novembro. Pensando nos conteúdos estudados na disciplina de Física no decorrer da 3ª série, que são eletricidade e magnetismo, a equipe escolar idealizou a aula prática.

A primeira atividade do dia foi uma palestra do engenheiro responsável pela unidade, que ressaltou o processo construtivo e o funcionamento da usina. Dessa forma, os alunos já tomaram conhecimento das principais características de uma usina hidroelétrica, de como seria realizada a visita e dos cuidados necessários.

 

 

A partir da apresentação inicial, os alunos seguiram para um passeio pelo exterior da barragem, sempre acompanhados de um engenheiro elétrico para esclarecer todas as dúvidas e apresentar os ambientes visitados, com parada para vista do lago formado e do vertedouro.

 

 

Seguiram para o interior da barragem, passando pelas turbinas e pelo gerador. Também foi visitada a sala de controle, que tem grande importância para efetivação de tudo que acontece na usina.

 

 

Os alunos ficaram muito empolgados com a visita e com os conhecimentos adquiridos. A estudante Jullya Batista Pereira disse que sempre quis realizar uma visita ao local para entender os detalhes de seu funcionamento. “Essa usina é uma obra grandiosa e poder ver seu funcionamento foi uma experiência significativa. Além de entender como acontece a transformação da energia mecânica em energia elétrica”, comentou ela.

A professora de Física, Letícia Francisca de Almeida Nestali, uma das idealizadoras da visita, reconheceu a importância da atividade. “O currículo escolar oferece uma série de conteúdos importantes para a formação dos alunos, mas as atividades extracurriculares servem para complementar esse processo de formação. Os alunos estudaram os conceitos de eletricidade e agora, com a visita, puderam observar a concretização da teoria”.

UHE Serra do Facão Energia S.A.

A Usina Hidrelétrica Serra do Facão (Sefac) está localizada nas divisas dos municípios de Catalão e Davinópolis. Trata-se de uma obra sobre o Rio São Marcos, com um vasto reservatório. A usina conta com duas turbinas com potência de 106,29 MW cada, e energia assegurada de 178,8 MW médios.

Em 2011, foi liberada a potência máxima de 212 MW para a usina junto ao ONS e ANEEL. A missão da Sefac é contribuir com o setor elétrico, proporcionando o desenvolvimento econômico e social do País por meio do fornecimento de energia com qualidade, disponibilidade, eficiência e respeito ao meio ambiente e à comunidades da região.

Marcley Rodrigues de Matos

Marcley Rodrigues de Matos

Deixe uma resposta