Estudantes de Goiás se destacam nas Paralimpíadas

O Estado de Goiás teve a quarta maior delegação das Paralimpíadas Escolares, disputada na última semana, em São Paulo, atrás apenas dos donos da casa, Minas Gerais e Pará. Boa parte dos 70 atletas que competiram
vieram da rede estadual de ensino, e foram descobertos para o esporte por meio
do ambiente escolar.

O tênis de mesa buscou alguns de seus representantes através de projetos ligados a Seduc (Secretaria Estadual de Educação) e Seel (Secretaria de Estado de Esporte e Lazer). Um deles é o Espaço Vida, comandado
pela Coordenação Regional de Educação, em Inhumas. “Temos projetos esportivos que selecionam estudantes da rede pública para a iniciação esportiva, direcionando para algumas modalidades.Nosso enfoque é maior ainda nas áreas mais carentes, de maior vulnerabilidade social”, ressaltou o treinador de tênis de mesa e coordenador de desporto Kelvy Fernandes.

De Inhumas veio o ouro goiano no tênis de mesa, conquistado por Ryan Pablo Brito. O garoto, que também disputou no futebol de 7, estuda no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco e pretende continuar no projeto e voltar para as Paralimpíadas Escolares de 2020.

Também vêm da rede estadual Maynara Karoliny da Silva, do Colégio Estadual Militar Hugo de Carvalho Ramos, Marcelo Oliveira, do Colégio Estadual Ocidental e Luiz Felipe Botelho, do Colégio Estadual Antônio Alves Fortes.

Atletismo

No atletismo, modalidade que contém o maior número de participantes, também é frequente a presença de alunos da rede estadual. A seleção foi feita pelo professor e treinador José Adriano Bispo. “Nós acompanhamos todas as regionais dos Jogos Estudantis de 2018 para descobrir alunos paraolímpicos. Pegamos contatos de gestores e professores e começamos a fazer visitas para orientar o trabalho em cada regional, até chegar ao grupo que temos hoje”, detalhou.

As alunas Micaela Melo da Silva (atleta) Juliane Soares da Silva (guia) estão disputando as Paraolimpíadas Escolares/2019, na cidade de São Paulo, de 18 a 22/11. A Micaela e Juliane São alunas do 8° anodo Colégio Estadual Pedro Neca. Elas foram medalha de prata na corrida de 75m e 250m e medalha de ouro no arremesso de peso.

Maria Eduarda do Colégio João Carneiro. Senador Canedo. Ganhou 1 medalha de ouro e 2 de prata. Lançamento de dardo (Prata), lançamento de disco (Prata) e Arremesso de peso (Ouro).

Outra estudante/atleta campeã é a jovem Beatriz Alves que foi ouro no atletismo.

Judô

A delegação goiana também faturou medalhas em outras modalidades. No judô para deficientes visuais, João Vitor Santana ficou com o ouro após três vitórias por ippon, sendo uma delas com apenas dois segundos de luta.

Reportagem: Igor Pereira