Aluna de Itumbiara curte a experiência de ser senadora

A jovem Jamily Kelly A. Souza Silva, do CEPMG Dionária Rocha, de Itumbiara, foi a estudante selecionada para representar Goiás na edição 2019 do programa Jovem Senador (JS), promovido pelo Senado Federal. Entre os dias 26 e 29 de novembro, ela e a professora Jussara Martins Rodrigues, orientadora da redação de Jamily, foram a Brasília participar do JS. 

 

Além de Jamily, estudantes de todos os Estados brasileiros tiveram a oportunidade de vivenciar na prática a rotina de um senador no Congresso Nacional. Neste período, conheceram os senadores e tiveram a oportunidade de debater em comissões, apresentar e votar sugestões legislativas, às quais poderão ser transformadas em projetos de leis, se acolhidas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.

 

Foram selecionados, um estudante de cada Estado e um do Distrito Federal. A seleção é feita por meio de um projeto de lei apresentado pelos estudantes. O tema deste ano foi ‘Cidadão que Acompanha o Orçamento Público dá Valor ao Brasil’. Nesta edição foram enviadas 122.695 redações com a participação de cerca de 264 mil alunos.

 

 

 

O programa é promovido pelo Senado Federal, sendo realizado anualmente. O público alvo é formado por estudantes de Ensino Médio de escolas públicas com idade de até 19 anos. Os alunos são selecionados a partir de uma redação sobre temas relevantes da atualidade. O Jovem Senador tem como objetivo fomentar a consciência política dos jovens, estimular a democracia e exercício da cidadania e, com isso, promover transformações/avanços para a sociedade brasileira. 

Deixe uma resposta